São Paulo, Sábado, 13 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o caso de Johnson

de Nova York

Somente outro presidente norte-americano já teve um processo de impeachment julgado no Senado: Andrew Johnson.
Como Clinton, ele também foi absolvido, mas por uma margem muito menor.
Johnson governou o país entre 1865 e 1869. Nascido na Carolina do Norte, filho de uma família pobre, foi criado no Tennessee, onde foi eleito governador, representante e senador, até chegar à Casa Branca, como vice-presidente.
Com o assassinato de Abraham Lincoln, virou o líder do país.
Como presidente, foi acusado de desrespeitar uma lei do Senado, aprovada em 1867, que proibia demitir membros do ministério sem antes consultar o Congresso.
Em fevereiro de 1868, ele demitiu, sem fazer nenhum tipo de consulta à Câmara ou ao Senado, o secretário de Guerra Edwin Stanton.
O processo foi encaminhado e aprovado pelo plenário na Câmara. A votação no Senado aconteceu em 30 de março do mesmo ano, quando 35 senadores votaram a favor do impeachment e 19, contra.
Apenas um voto (entre os dois terços necessários) salvou Johnson do afastamento.
Durante o processo de impeachment, nenhuma das sessões do Senado foi pública. Muitos senadores não expressavam suas opiniões particulares, e vários detalhes do caso só foram conhecidos após sua conclusão -mesmo assim, graças aos depoimentos por escrito extraídos do Senado.
Johnson morreu em 1875. (MaD)


Texto Anterior: Democratas: Governistas criticam conduta
Próximo Texto: Economia favoreceu presidente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.