UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA ameaçam país que vetar nova resolução

DA ASSOCIATED PRESS

A administração Bush, com franqueza incomum, disse ontem que França e Rússia podem sofrer retaliação se vetarem a resolução que abre caminho para uma ação militar contra o Iraque.
"Infelizmente, o presidente Jacques Chirac já disse que a França vetará a resolução. Francamente, isso envia o sinal errado a Bagdá e a aqueles que desejam o desarmamento pacífico", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher.
A Casa Branca pela primeira vez deu a entender que votar contra a resolução no Conselho de Segurança da ONU pode prejudicar a relação do país que o fizer com os EUA. "Não há dúvida de que o presidente ficaria decepcionado", disse o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.
Negando-se a especificar possíveis repercussões, Fleischer observou: "Acho que a população americana vai chegar a suas próprias conclusões quanto a o que a população americana pensa sobre essas coisas, o que os integrantes do Congresso pensam".
O embaixador dos EUA em Moscou, Alexander Vershbow, transmitiu mensagem semelhante, dizendo que um veto russo à resolução prejudicaria os interesses econômicos e políticos de Moscou.


Texto Anterior: Iraque na mira: Reino Unido faz novas exigências a Bagdá
Próximo Texto: ONU confirma versão de Bagdá sobre avião
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.