UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU confirma versão de Bagdá sobre avião

DA REDAÇÃO

O Iraque mostrou ontem o avião não tripulado que os EUA afirmam ser um instrumento perigoso para disseminar armas de destruição em massa, além de, segundo os americanos, possuir um alcance além do permitido pelas resoluções da ONU.
A ONU confirmou ontem a versão dos iraquianos de que o avião foi incluído em declaração entregue à entidade, ao contrário do que os EUA haviam dito, de acordo com Hiro Ueki, porta-voz dos inspetores em Bagdá.
Segundo jornalistas que viram o avião com os inspetores, o aparelho se parece com um aeromodelo e, aparentemente, não oferece riscos. Ele é feito em sua maior parte de madeira, com as peças unidas por parafusos.
O Iraque afirma que o aparelho foi desenvolvido para reconhecimento e para fazer fotografias e não pode ser utilizado para levar armas químicas ou biológicas.
A aeronave tem uma envergadura de 7,4 metros, e o alcance seria de somente 8 km, uma fração dos 150 km permitidos pela ONU. Os inspetores afirmaram que ainda estão verificando essa informação. Os EUA haviam dito que o alcance do avião seria de 500 km.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA ameaçam país que vetar nova resolução
Próximo Texto: Análise: Ameaça não é a mesma para França e EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.