São Paulo, domingo, 13 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arafat promete Estado em 99

da Redação

Frustrado com o processo de paz, Iasser Arafat ameaça declarar a fundação de um Estado palestino independente em maio de 99, quando israelenses e palestinos deveriam chegar a um acordo final, segundo os acordos de Oslo.
Esse Estado provavelmente seria reconhecido não apenas pelos tradicionais aliados árabes, mas também pelos países europeus, que criticam o governo israelense.
Em declaração inusitada, a primeira-dama dos EUA, Hillary Clinton, afirmou, em maio deste ano, ser a favor da criação de um Estado palestino, durante um debate via satélite com estudantes árabes e judeus da Suíça.
Os palestinos começaram a construir a infra-estrutura necessária para um Estado independente, segundo Musa Amer Odeh, embaixador da Delegação Palestina no Brasil. Cerca de cem países já reconhecem o passaporte palestino, entre eles o Brasil.
Pesquisa divulgada na terça pela Universidade de Tel Aviv mostra que 53% dos israelenses (contra 47% em 94) se vêem preparados para aceitar o novo Estado. (PDF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.