São Paulo, sábado, 13 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Flórida, até o ar é suspeito de terrorismo

DO "THE NEW YORK TIMES"

Tendo aprendido, no último mês, a temer aviões e edifícios altos, Boca Raton, um paraíso para aposentados endinheirados da Flórida, foi um pouco mais longe: passou a desconfiar do próprio ar que respira.
As pessoas se assustam quando o vento começa a soprar do bairro de Broken Sound, que abriga clubes e empresas como a American Media, a editora de tablóides que, por alguma razão, tem esporos de antraz em seu edifício. Fazem o possível para afastar-se dos funcionários da empresa em academias e salões de beleza. Procuram o médico ao menor indício de febre ou fadiga nelas ou nos filhos.
"Pensei que eles tivessem as coisas sob controle", comentou o marceneiro Steve Siebert, 19, que trabalha do outro lado da rua da American Media. "Mas os últimos dois dias trabalhando perto daquele lugar me deixaram um pouco preocupado. Esporos voando pelo ar e tudo isso... Meu medo é que eu já tenho pego a doença."
O antraz em si pode não ser contagioso, como as autoridades de saúde querem que a população da Flórida acredite, mas o medo dessa doença exótica e letal é tão contagioso quanto catapora. Depois do anúncio de que esporos de antraz tinham sido encontrados num terceiro funcionário da American Media, a tensão atingiu níveis altos. Em todo o sul da Flórida, pessoas que não têm nenhuma conexão com a empresa estão implorando a seus médicos receitas de ciprofloxacina e outros antibióticos caros. As farmácias não estão dando conta da procura.
"Todo o mundo quer Cipro, Cipro, Cipro", disse Jan Schuman, gerente da farmácia Boca. "A coisa está fora de controle. Muitas pessoas estão histéricas." Ele contou que sua farmácia costuma pedir às distribuidoras 200 comprimidos de Cipro por semana, mas, na quinta-feira, aumentou o pedido para 600. Os farmacêuticos fazem o máximo para distinguir os fregueses que realmente precisam do medicamento -por exemplo, funcionários da American Media- daqueles que o estão pedindo apenas por medo.


Texto Anterior: Alerta: Nova York vive novo dia de pânico
Próximo Texto: Saiba mais: Casos naturais da doença são raros no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.