São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINLÂNDIA

Bomba em shopping matou 7 pessoas e feriu 80

Autor de ataque em Helsinque morreu na explosão, diz polícia

DA REDAÇÃO

Autoridades finlandesas afirmaram ontem que o suspeito de detonar uma bomba em um shopping center nos arredores de Helsinque estava entre os sete mortos pela explosão, que também deixou 80 feridos.
A explosão, que ocorreu às 19h35 (13h35 em Brasília) de anteontem, fez com que parte do shopping de Vantaa, um dos maiores da Finlândia, desabasse.
"Esperamos que esse seja um incidente isolado", disse ele. "Em um certo sentido, é um ato de terror -uma explosão de uma bomba em um shopping center-, mas se foi um ataque de uma organização terrorista, ainda estamos investigando."
Os governos da Rússia e da França enviaram condolências ao premiê e condenaram o ataque.
A polícia afirmou que suspeitava que um estudante finlandês -"de menos de 20 anos" e habitante da área metropolitana de Helsinque- tenha sido o responsável pelo incidente. Ele morreu na explosão, disse a polícia.
"A bomba explodiu no andar térreo do shopping", disse o chefe da polícia de Vantaa, Seppo Kujala. Ele não quis dizer se a polícia suspeitava que a explosão tenha sido um ato de terrorismo.
Cerca de 2.000 pessoas estavam no Shopping Center Myyrmanni, em Vantaa, na hora da explosão.
Um palhaço estava enchendo bexigas para crianças perto do local da explosão na hora do ataque. Nove crianças ficaram feridas. Autoridades afirmaram que haviam identificado todos os mortos, mas não quiseram dizer se havia crianças entre eles.
A explosão chocou a Finlândia, cujos índices de crimes violentos estão entre os mais baixos do mundo. "Nada parecido jamais ocorreu na Finlândia antes", afirmou o premiê Paavo Lipponen.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Política: Bush busca poder raro na política dos EUA
Próximo Texto: EUA: Morto na Virgínia foi 10ª vítima de atirador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.