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São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2003

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CIDADES

A US$ 9.000 por ano, endereço lidera ranking mundial; Shopping Iguatemi aparece em 22º; lojas de luxo alimentam a alta

Metro quadrado da 5ª Avenida é o mais caro

CÍNTIA CARDOSO
DE NOVA YORK

A Quinta Avenida, em Nova York, está no topo da lista dos aluguéis comerciais mais caros do mundo pelo segundo ano consecutivo. Um metro quadrado na esquina dessa avenida com a rua 57, por exemplo, não sai por menos de US$ 9.000 (cerca de R$ 26,2 mil) por ano. O valor é 21% superior ao registrado em 2002.
Na segunda colocação do ranking está a avenida Champs Elysées, em Paris. O preço do metro quadrado no endereço, que conta com alta concentração de lojas de luxo, fica em torno de US$ 7.200 (R$ 20,9 mil) por ano.
Os dados são de um levantamento realizado pela imobiliária Cushman & Wakefield. A empresa, com sede em Nova York, faz uma sondagem dos preços do mercado imobiliário e elabora anualmente um ranking com os aluguéis mais caros nos 45 países cobertos pela pesquisa.
O Brasil aparece representado pelo Shopping Iguatemi, em São Paulo. Para ocupar um espaço no shopping, o lojista terá de desembolsar mais de R$ 4.600 por ano, o equivalente a cerca de U$ 1.600, pelo metro quadrado. A cifra põe o endereço na 22ª colocação.
Em 2002, porém, o espaço ocupava o 15º lugar na lista. "Em geral, o preço dos aluguéis no Brasil subiu 9,2% [no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2002], mas, nos outros países, houve um crescimento ainda maior. Por isso, o Brasil passou para a 22ª colocação", explicou Paul Baxter, diretor de serviços globais da agência.
Os preços dos aluguéis no MorumbiShopping, em São Paulo, e do Rio Sul, no Rio de Janeiro, não aparecem no ranking, mas, segundo a agência, também apresentam tendência de valorização.
O fenômeno da alta dos aluguéis comerciais atinge uma escala global. Por trás dessa escalada está o setor de artigos de luxo.
"Esse mercado vai tão bem que as lojas estão dispostas a pagar aluguéis caros para ter o produto exibido nas melhores ruas do mundo", diz Baxter.
Segundo a Cushman & Wakefield, as empresas desse segmento têm empreendido uma verdadeira caçada aos pontos comerciais mais caros e mais concorridos para abrir novas lojas ou ampliar espaços já existentes.
Em Nova York, por exemplo, a famosa grife de canetas Montblanc abriu neste ano uma loja de mais de 400 m2 na Quinta Avenida. A Louis Vuitton segue o exemplo e inaugurará uma loja em fevereiro de 2004 na mesma avenida.
A surpresa do ranking neste ano foi Praga, na República Tcheca. A cidade passou da 25ª posição em 2002 para a 18ª. "Como se tornou uma das principais capitais de compras da Europa, hoje a cidade é um verdadeiro ímã para os grandes varejistas de luxo", diz David Hutchings, chefe de pesquisas da imobiliária na Europa.
Baxter afirma que o Brasil, entretanto, ainda é uma espécie de desconhecido no mercado. "Muitos desses varejistas de artigos de luxo ainda desconhecem o tamanho do mercado no Brasil", avaliou. Mas, nos outros países emergentes, o ritmo está mais acelerado. Pelas estimativas da imobiliária, Índia e China devem ficar entre os dez primeiros lugares da lista nos próximos anos. Hoje, ocupam a 21ª e a 41ª posições, respectivamente.


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