São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997.




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TECNOLOGIA
Veículo que atinge 531 km/h é levantado e impulsionado por forças magnéticas geradas por eletricidade
Trem que levita bate recorde de velocidade

e da Reportagem Local

Um protótipo japonês de trem magnético bateu ontem o recorde mundial de velocidade de trens ao atingir 531 km/h, segundo o Insti tuto de Pesquisa Técnica em Fer rovias, de Tóquio, Japão.
Os testes foram realizados na pis ta de Yamanashi, a cerca de cem quilômetros a oeste de Tóquio.
Essa velocidade foi alcançada duas vezes, sendo uma viagem tri pulada e outra automática.
O protótipo MLX01, testa do ontem, tem três vagões e cerca de 80 me tros de com primento. Em 11 de novem bro, ele atingiu 503 km/h.
O recorde anterior de ve locidade era de 1979 e perten cia a outro trem magnético. O modelo ML-500, formado por apenas um carro, havia atingido 517 km/h du rante testes na pista de Miyazaki.
Entre os trens convencionais, que viajam sobre rodas, o mais rá pido é o francês TGV (Trem de Grande Velocidade), que atingiu a velocidade de 515,3 km/h em 1991.
Os trens magnéticos, ou Maglev (abreviatura para "magnetic levi tation"), deslocam-se levitando em canais de concreto devido à ação de forças magnéticas.
Bobinas que agem como ímãs, nas paredes desses canais, produ zem os efeitos de levitação, direção e propulsão dos trens.
A eletricidade ativa as bobinas, criando forças magnéticas que reagem com potentes ímãs das pa redes dos vagões (veja quadro abaixo). Além de serem rápidos, eles não emitem gases poluentes.
No futuro, trens Maglevs deve rão fazer o percurso de Tóquio a Osaka em uma hora, a 500 km/h, segundo Hi roshi Nakashi ma, do institu to ferroviário japonês.
Atualmente, esse trajeto é realizado pelo Shinkansen, o trem-bala ja ponês, que via ja a 300 km/h.
No Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já iniciou a construção do Laboratório de Aplicações de Supercondutores, que deverá desenvolver a tecnolo gia dos trens Maglev em colabora ção com a Alemanha.
"Um trem similar aos Maglev faria o percurso do Rio de Janeiro a São Paulo entre 45 minutos a 50 minutos com segurança e confia bilidade", afirmou Roberto Ni colsky, professor da UFRJ.



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