UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Alerta de bomba era falso

Embaixada do Brasil em Caracas sofre ameaça

ELIANE CANTANHÊDE
DIRETORA DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Embaixada do Brasil em Caracas recebeu ontem uma ameaça de bomba e teve de ser praticamente desocupada durante quase uma hora. O embaixador Ruy Nogueira acompanhou a perícia policial até a confirmação de que se tratava de trote.
Há suspeita de que a ameaça tenha partido de grupos de oposição ao presidente Hugo Chávez, que criticam o Brasil pelo apoio ao governo constitucional e pela liderança no Grupo de Amigos da Venezuela. Nogueira, porém, não arriscou palpites. "Seria temerário fazer qualquer juízo", disse.
O telefonema anônimo foi feito por volta das 8h20 de ontem, para a portaria do prédio onde a embaixada funciona, o Centro Gerencial Mohedano, no sofisticado bairro residencial La Castellana.
A polícia foi acionada imediatamente e enviou ao prédio uma brigada especial móvel, com capacetes e coletes especiais. Nogueira disse que liberou os funcionários para sair ou ficar.
Alguns funcionários, entretanto, reclamaram que o embaixador tentou forçá-los a ficar, mesmo sob risco, argumentando que "não daria esse gostinho aos golpistas", referindo-se aos adversários de Chávez.
Por telefone, Nogueira disse de Caracas que, desde o início, estava claro que se tratava de um alarme falso. O melhor indício disso é que já ocorreram duas ameaças semelhantes contra as embaixadas do Japão e do Equador. Ambas era igualmente falsas.
"Não foi nada direcionado contra o Brasil. A intenção, provavelmente, é obter repercussão internacional", disse Nogueira.
Entre o Natal de 2002 e as festas de Ano Novo, houve manifestações dos opositores de Chávez diante da embaixada brasileira e também da residência oficial do embaixador. Motivo: protesto contra o envio de um navio com gasolina da Petrobrás para compensar a falta do produto durante a longa greve geral que atingiu a PDVSA, a estatal de petróleo.


Texto Anterior: Índia: Explosão em trem mata 10 em Bombaim
Próximo Texto: Panorâmica - Nobreza britânica: Príncipe Charles perde assessor por má conduta
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.