São Paulo, Domingo, 14 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

14 milhões de adolescentes engravidam por ano

de Nova York

A gravidez entre adolescentes é um dado que vem preocupando os analistas em saúde reprodutiva. A cada ano, 14 milhões de mulheres pelo mundo, entre os 15 e os 19 anos, têm filhos. Somente 1,3 milhão dos partos acontece em países desenvolvidos.
O recordista de grávidas adolescentes é a Ásia (5,7 milhões). Os dados foram baseados em relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Vem crescendo, em proporção, também o número de adolescentes que recorrem ao aborto para evitar a gravidez -indesejada em duas de cada cinco ocorrências.
No Brasil, a cada 1.000 adolescentes grávidas, 32 recorrem ao aborto. Somente República Dominicana (onde também é proibido) e EUA (legalizado) têm taxas maiores: 36.
Em comparação há uma década, a gravidez entre adolescentes aumentou cerca de 7% globalmente (12% na América Latina).
Segundo o instituto responsável pela divulgação das pesquisas, a gravidez entre adolescentes implica uma série de novos problemas. A diminuição da idade da primeira relação sexual, com o consequente aumento de risco de contração de doenças é um deles. Cerca de 50% das mulheres latino-americanas iniciam a vida sexual antes dos 18 anos. O número cresce para 75% em países desenvolvidos e 90% em vários países da África.
O relatório apregoa que, adiar a gravidez, permite um posicionamento melhor da mãe, a constituição de condições para ter filhos e um planejamento mais detalhado.
Mas, nesse campo, o documento traz também uma análise social: em vários lugares, ter um filho antes dos 20 anos faz parte da cultura local. Em países como Índia, Filipinas e Paquistão, 80% das grávidas estão compreendidas em idades inferiores a 24 anos. (MaD)


Texto Anterior: No Brasil, falta de informação e assistência são mortais
Próximo Texto: Perfil: Blackmun morre nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.