UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Repórteres Sem Fronteiras critica CNN por contratar guarda armada

DA REDAÇÃO

O grupo Repórteres Sem Fronteiras afirmou ontem estar preocupado com o fato de jornalistas da rede de TV norte-americana CNN estarem viajando com uma guarda armada. Segundo a ONG ligada ao jornalismo, trata-se de um "precedente perigoso", que pode colocar outros repórteres em situação de risco.
Repórteres Sem Fronteiras fez o comentário depois de um incidente em Tikrit, no norte do Iraque, em que um guarda de segurança contratado pela CNN disparou sua metralhadora contra um posto de controle quando o comboio da rede viu-se sob fogo.
"Esse comportamento cria um precedente perigoso, que pode colocar em situação de risco todos os outros repórteres que cobrem este conflito", disse Robert Menard, secretário-geral do Repórteres Sem Fronteiras. "Há o risco real de as forças beligerantes acreditarem que todos os veículos de imprensa estejam armados", afirmou Menard, acrescentando que o uso de segurança armada só torna mais confusa a distinção entre repórteres e combatentes.
Matthew Firman, porta-voz da CNN em Atlanta (Estados Unidos), disse que um grupo de jornalistas da rede foi apanhado por fogo de armas automáticas de pequeno calibre a distância "relativamente próxima", quando entrava ou saía de Tikrit.
Ele afirmou que um curdo contratado como guarda de segurança respondeu ao fogo e foi levemente ferido na troca de tiros. Ninguém mais teria sido ferido.
Ainda segundo Firman, os seguranças são contratados para proteger jornalistas da rede. Se necessário, podem atirar para fazê-lo. "Nós fazemos tudo o que podemos para garantir a segurança de nossos jornalistas. Se isso significa ter de contratar guardas armados ou consultores de segurança, nós o fazemos. A segurança de nossa equipe é prioridade absoluta", acrescentou o porta-voz da rede de TV.


Texto Anterior: Forças americanas interrogam o principal cientista de Saddam
Próximo Texto: No palácio de Saddam
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.