UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O futuro do Oriente Médio

DO "NEW YORK TIMES"

O presidente dos EUA, George W. Bush, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, anunciaram na Irlanda do Norte uma forte investida para resolver o conflito israelo-palestino, implementando uma iniciativa de paz que prevê um Estado palestino até 2005.
Shibley Telhami, titular da cadeira Anwar Sadat do curso de paz e desenvolvimento da Universidade de Maryland e autor de ""The Stakes: America and the Middle East - The Consequences of Power and the Choice for Peace" (O que Está em Jogo: A América e o Oriente Médio -°As Consequências do Poder e a Opção pela Paz), defende que esse acordo de paz é fundamental para o êxito de qualquer política americana no Oriente Médio. Mas para Michael Scott Doran, membro sênior do Conselho de Relações Exteriores e professor assistente da Universidade Princeton, uma nova ordem não virá da resolução do conflito israelo-palestino, e sim do predomínio americano no golfo Pérsico. Leia abaixo artigos de ambos sobre o tema.


Texto Anterior: Israel: Sharon admite concessões "penosas"
Próximo Texto: Saddam cai, mas conflitos ficam
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.