São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANGOLA
Movimento tem até dia 24 para cumprir acordo de paz
Conselho de Segurança da ONU decide impor sanções à Unita

ALESSANDRA BLANCO
de Nova York

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) decidiu na última sexta-feira que vai impor sanções à venda de diamantes pela Unita e congelar as contas bancárias de seus líderes se esta não cumprir as regras do acordo de paz assinado com o governo de Angola em 1994.
A Unita (União Nacional para a Independência Total de Angola) vem retardando a entrega de quatro regiões centrais de Angola -Andulo, Bailundo, Mungo e Nharea- ao controle do governo e ainda não desmobilizou completamente seu poderio militar.
De acordo com a resolução, a Unita terá até 23 de junho para cumprir o acordo, assinado em 94, após duas décadas de guerra civil. Caso contrário, as sanções da ONU, que incluem também a proibição de vôos no território controlado pela Unita, entram em vigor no dia 25.
O Conselho ordenou a todos os países que congelassem suas contas bancárias pertencentes à Unita, seus líderes e familiares e que proibissem a venda de equipamentos e automóveis para o movimento. Acredita-se que essas contas bancárias estariam há muito tempo no nome de pessoas associadas ao movimento, mas de difícil localização.
A venda de diamantes, principal fonte de renda da Unita, seria feita por contrabando, dentro de malas que deixam o local e são "lavadas" em outros países até chegarem aos grandes mercados.
O vice-ministro da Administração Territorial, Eugenio Carneiro, disse que as forças da Unita estão se "rearmando o mais rapidamente possível".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.