São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BÁLCÃS
Operação visa resolver crise em Kosovo
Otan demonstra força militar à Iugoslávia

das agências internacionais

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou ontem que realizará manobras aéreas sobre a Albânia e a Macedônia, com a aprovação desses dois países, a fim de "demonstrar, ao governo da Iugoslávia, sua força na região" dos Bálcãs.
A operação, denominada "Falcão Decidido", concretiza a resolução dos 16 representantes dos países-membros da Otan, tomada no dia 11, para pressionar o governo iugoslavo "a cessar a violência na província de Kosovo".
As manobras deverão ter início amanhã e durar dois dias, os mesmos do encontro entre os presidentes Slobodan Milosevic, da Iugoslávia, e Boris Ieltsin, da Rússia, que tem se oposto à idéia de solução militar para a crise de Kosovo.
A aliança militar não informou o número de aeronaves e de países-membros envolvidos na operação, que deverá mobilizar também helicópteros.
A operação deverá ser a primeira da Otan, desde a sua criação em 1949, sobre território de outros países para fazer demonstração de força com ameaça de ação militar.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.