São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Democratas criam jogo contra Bush

DO ENVIADO ESPECIAL A TEMPE

Um grande show para John Kerry e um bingo contra George W. Bush foram os principais eventos programados pelos simpatizantes do Partido Democrata para acompanhar o debate presidencial de ontem.
Do lado republicano, uma carreata com bandeiras e buzinas pelas ruas de Tempe estava programada para logo depois do final do evento, na Universidade Estadual do Arizona.
Mas a arena do debate, o auditório Gammage, prédio avermelhado projetado pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright (1867-1959), ficou absolutamente protegida. Desde anteontem à noite, dezenas de barreiras policiais fecharam vias de acesso ao seu entorno.
Além de centenas de membros da mídia, que tiveram acesso restrito ao local, foi autorizada a entrada de cerca de 2.800 pessoas, entre membros dos dois partidos, convidados e universitários. Do lado de dentro do perímetro designado pela polícia, partidários de Kerry e de Bush autorizados a entrar se acotovelaram atrás de estações móveis de redes de TV erguendo cartazes de apoio a seus candidatos em momentos de transmissão ao vivo.
Para quem não pôde entrar, mesmo entre os alunos da universidade, restou uma série de "incentivos" oferecidos por bares e restaurantes próximos para que o debate pudesse ser acompanhado pela TV.
Em alguns cartazes, Bush e Kerry eram caricaturados, com revólver em punho, como dois caubóis diante de um duelo final, na paisagem árida do deserto do Arizona.
Usando uma cartela de bingo distribuída por membros do Partido Democrata, alguns estudantes também esperavam se reunir em bares próximos ao evento para assistir ao debate e "jogar contra Bush".
Nas cartelas, em vez de números, constavam frases, palavras ou expressões que Bush repete nos debates e que deveriam ser marcadas com moedas de um centavo quando pronunciadas pelo presidente.
"Osama Bin Laden", "esquerdista" ou simplesmente "mais uma careta" eram algumas das expressões que apareciam nos quadros das cartelas.
Depois do debate, os simpatizantes de Kerry participariam de um show com a banda Foo Fighters no Tempe Beach Park, às margens de um lago. O debate poderia ser visto do local por um imenso telão.
Patrocinada pela governadora democrata do Arizona, Janet Napolitano, ambicionava ser a maior manifestação pró-Kerry no Estado nesta eleição.
A carreata pró-Bush era o principal evento programado em apoio ao presidente e partiria de um clube dedicado a aficionados por automóveis. Eles esperavam percorrer as principais ruas de Tempe e da vizinha Phoenix, capital do Arizona.
A organização pró-democratas MoveOn realizou manifestação modesta próxima à universidade para protestar contra o desemprego. (FCz)


Texto Anterior: Moral e economia dominam debate final
Próximo Texto: Eleições nos EUA/Debate: Kerry defende direito a aborto, e Bush o critica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.