São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU

Turistas ficam isolados em Machu Picchu

DA REDAÇÃO

Um desprendimento de gelo do alto do monte nevado La Verónica bloqueou na madrugada de ontem o acesso a Machu Picchu, sítio arqueológico e turístico do Peru, deixando pelo menos 1.200 turistas isolados na região.
Estimativas chegam a 3.200 pessoas sem condições de voltar das ruínas do Império Inca. A ponte que ligava o vilarejo de Chilca ao caminho inca, que leva a Machu Picchu, foi derrubada pelo transbordamento do rio Yuracmayo.
Segundo o Instituto de Defesa Civil peruano, a neve causou a inundação do rio por volta das 2h. Plantações da região foram destruídas, e, com a obstrução da ponte e da estrada de ferro, as viagens entre cidade de Cuzco e o ponto turístico -distantes 70 km entre si- foram interrompidas.
Aurora Prato, porta-voz da PeruRail, que opera os trens da região, disse que não há notícia de feridos. Como cerca de 400 metros de trilhos estavam soterrados ou debaixo d'água, a empresa não apresentou previsão de retomada do itinerário.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, embora providências já tenham sido tomadas -como a mobilização de máquinas e pessoal-, a remoção dos obstáculos não pôde ser iniciada imediatamente por causa dos trechos que permaneceram alagados.
Percorrido a pé, o caminho entre a civilização urbana e a ruína inca toma de dois a quatro dias de viagem, em passeios organizados por guias turísticos -contra cinco horas de trem até Cuzco.
Uma operadora de turismo disse à Folha que pelo menos um de seus clientes brasileiros ficou isolado na localidade, mas que ontem ele já havia conseguido acomodação e passava bem.
Situadas a 2.560 metros de altitude, as ruínas de casas e templos em Machu Picchu ("montanha velha", em quéchua) são o maior destino turístico peruano.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Tragédia na Ásia: ONU pede mais ajuda a vítimas do terremoto
Próximo Texto: Missão no Caribe: Cuba e Venezuela mudam sobre Haiti
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.