São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REAÇÃO

EUA falam em suposto uso bélico

Usinas nucleares do Irã serão inspecionadas

DA REDAÇÃO

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) afirmou ontem ter conhecimento de novas instalações nucleares em construção no Irã, as quais os EUA dizem que podem ser usadas para construir armas atômicas, e planeja inspecioná-las em fevereiro.
A AIEA disse que tem falado com o Irã desde agosto sobre as instalações e que Teerã convidou seus técnicos a inspecioná-las.
"Isso não é uma surpresa para nós", disse o diretor-geral da AIEA, Mohamed El Baradei. "Se o programa é para fins pacíficos ou não, obviamente cabe a nós verificar. O Irã diz que todas as suas atividades têm fins pacíficos."
O Irã negou ontem acusações dos EUA de que duas instalações nucleares que estão sendo construídas no país poderiam ser usadas para construir uma bomba atômica secreta.
"Não temos nenhuma atividade atômica secreta. Todas as nossas atividades são não-militares", disse o porta-voz do governo iraniano Abdollah Ramazanzadeh.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Terror: Bush e militares serão vacinados contra a varíola
Próximo Texto: Coréia do Norte: Para Seul, plano nuclear do vizinho é "inaceitável"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.