São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORÉIA DO NORTE

EUA fazem pressão

Para Seul, plano nuclear do vizinho é "inaceitável"

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, e o presidente da Coréia do Sul, Kim Dae-jung, voltaram a pressionar a Coréia do Norte ontem sobre seu programa nuclear.
Os dois líderes falaram ao telefone um dia depois de a Coréia do Norte dizer que reativaria um reator nuclear que foi desativado sob um acordo de 1994 e pode ser usado para produzir plutônio.
"O presidente Kim observou que a declaração da Coréia do Norte de que vai descongelar seu programa nuclear é inaceitável. E então os dois líderes concordaram em continuar buscando uma solução pacífica e, ao mesmo tempo, não permitir que as relações continuem normais com a Coréia do Norte", disse Fleischer.
EUA, Coréia, Japão, China, Rússia e União Européia pediram à Coréia do Norte que desistisse de seu programa nuclear, sem resultados até ontem.
Anteontem, a Coréia do Norte disse que iria reativar o reator desativado para poder gerar energia necessária desde que EUA, Japão e Coréia do Sul cortaram os carregamentos de petróleo ao país.


Texto Anterior: Reação: Usinas nucleares do Irã serão inspecionadas
Próximo Texto: Onze de Setembro: Kissinger sai de comissão do 11 de setembro por choque de interesse
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.