São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

João Paulo 2º fica a um passo de ser santo

Papa Bento 16 reconhece oficialmente milagre atribuído a antecessor; beatificação está marcada para maio

Falta agora mais um milagre para que ocorra canonização do líder da Igreja Católica morto há menos de seis anos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O papa Bento 16 cumpriu ontem outra etapa para tornar seu antecessor santo ao reconhecer um milagre atribuído a João Paulo 2º e confirmar a sua beatificação para o dia 1º de maio, apenas seis anos após sua morte.
A cerimônia que ratificará João Paulo 2º como beato é o último passo antes de sua canonização e deverá atrair público estimado em centenas de milhares de pessoas à praça São Pedro, no Vaticano.
O processo de beatificação é o mais rápido de que há registro na história moderna da Igreja Católica -embora tenha havido beatificações em menos tempo, como a de São Francisco de Assis, em 1228.
Será ainda a primeira vez em mil anos, segundo o jornal do Vaticano, o "L'Osservatore Romano", que um papa beatifica seu antecessor.
O processo de beatificação foi iniciado em maio de 2005, somente um mês após a morte de João Paulo 2º. Bento 16 dispensou o intervalo de cinco anos normalmente requerido para processos do tipo.
Em abril de 2005, os milhares de fiéis se despediram de João Paulo 2º entoando o pedido de "santo logo!", a canonização imediata do papa.
O milagre atribuído a João Paulo 2º e confirmado ontem pelo papa foi a cura da freira francesa Marie Simon-Pierre Normand, 49, que fora diagnosticada com o mal de Parkinson -a doença também afligiu o último pontífice nos seus últimos anos de vida.
A religiosa disse que sua doença desapareceu inexplicavelmente dois meses após a morte de João Paulo 2º e de ela e outras irmãs pedirem a sua intervenção em orações.
A junta de médicos apontada pelo Vaticano para avaliar o caso concluiu não ser possível explicar cientificamente a cura da religiosa.
Um candidato a virar santo precisa passar por três etapas: a confirmação das suas "virtudes heroicas"; a beatificação; e a canonização.
A primeira etapa foi concluída em dezembro de 2009, quando Bento 16 confirmou os atributos do antecessor.
Não há previsão para a canonização, que exige ainda a confirmação de novo milagre atribuído a João Paulo 2º e ocorrido após a beatificação.
O anúncio foi criticado por grupos de vítimas de abuso por sacerdotes, os quais acusam João Paulo 2º de não ter dado a devida atenção aos casos. As denúncias se intensificaram no período em que esteve à frente do Vaticano.

PAPADO
O polonês Karol Wojtyla foi escolhido papa em 1978, tendo sido o primeiro pontífice não-italiano em 455 anos. Nascido em cidade próxima a Cracóvia, foi ainda o mais jovem papa em 125 anos.
Os quase 27 anos do seu papado foram marcados pelo seu carisma -foram mais de 120 países visitados- e também pelo conservadorismo tanto moral como político.


Texto Anterior: Foco: Berlusconi é investigado por pagar por sexo com garota
Próximo Texto: Análise: Caso prova que há critérios políticos para santificação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.