UOL


São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dois porta-aviões recebem ordem de voltar aos EUA

DA REDAÇÃO

Os comandantes dos porta-aviões USS Kitty Hawk e USS Constellation receberam ordens ontem para deixar a zona de guerra e retornar aos EUA nos próximos dias, no primeiro recuo de forças militares americanas desde o início do confronto.
Com a saída das embarcações, que carregam 75 aeronaves de guerra cada, os EUA ficarão com outros três porta-aviões na região -dois no golfo Pérsico e um no mar Mediterrâneo.
"Foi o último dia em que aeronaves dos cinco porta-aviões realizaram missões no Iraque", afirmou o general Stanley McChrystal, durante entrevista coletiva em Washington.
Segundo um porta-voz da Força Aérea, os bombardeios B-2, invisíveis aos radares, já retornaram à sua base nos EUA, e os caças F-117 voltarão em breve.
Apesar dessa redução do poderio aéreo, a coalizão anglo-americana ainda mantêm no Iraque cerca de 150 mil homens e, por enquanto, ainda não há previsão de diminuição do contingente terrestre. Segundo McChrystal, os EUA começam a enviar engenheiros e policiais para o Iraque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA tomam cidade natal de Saddam
Próximo Texto: Tropas chegam sem intérprete e são recebidas com desconfiança
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.