UOL


São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA dizem que acharam laboratórios

DA REDAÇÃO

As tropas norte-americanas no Iraque teriam encontrado ontem, enterrados ao sul de Bagdá, 11 laboratórios móveis capazes de produzir armas biológicas e químicas, segundo informou um general dos EUA à rede de TV CNN.
Não haveria armamentos químicos ou biológicos dentro dos contêineres encontrados, que medem 1.85 m2. Mas, segundo o general Benjamin Freakley, da 101ª Divisão Aerotransportada dos EUA, os soldados recolheram "cerca de 450 quilos" de documentos de dentro dos laboratórios, que serão examinados pelas forças americanas.
"As informações iniciais indicam que esse é um claro caso de negação e manipulação por parte do governo iraquiano", disse Freakley. "Esses laboratórios químicos estão aí, e agora precisamos somente determinar o uso que era dado a eles realmente", afirmou.
As tropas teriam encontrado os laboratórios móveis perto de uma fábrica de armas em Karbala, cerca de 80 km ao sul de Bagdá. Apesar de enterrados, Freakley disse que continham aparentemente "cerca de US$ 1 milhão em equipamentos" e "estavam claramente marcados para que pudessem ser encontrados outra vez".
A suposta produção e posse de armas de destruição em massa pelo Iraque foi o principal argumento dos EUA e do Reino Unido para invadir o país e derrubar o ditador Saddam Hussein. Mas, até agora, após quase um mês de guerra, a coalizão anglo-americana ainda não encontrou provas da presença dessas armas no país.
Nos últimos dias, várias suspeitas foram anunciadas, sem que houvesse confirmação.


Texto Anterior: "Ninguém queria ficar conosco", diz ex-prisioneiro americano
Próximo Texto: Islã precisa de democracia, diz analista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.