São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo do Irã envia time para mediar impasse

DA REDAÇÃO

Uma delegação oficial iraniana desembarcou ontem no Iraque para mediar o impasse entre as forças de ocupação e o clérigo xiita radical Moqtada al Sadr, que está sitiado por tropas dos EUA em Najaf, disseram políticos xiitas.
A delegação iraniana já se reuniu com autoridades iraquianas e deve se encontrar em breve com o clérigo. Al Sadr, líder de um levante contra a ocupação, dissera que recuaria se líderes xiitas assim quisessem.
O governo do Irã, que é constituído por líderes xiitas, disse ter sido procurado por autoridades dos EUA para mediar a situação. Washington não confirmou a informação.
A situação ilustra a falta de alternativas americana, já que as relações entre os dois países estão congeladas e, desde a invasão do Iraque, em março de 2003, Washington vem ressaltando seu temor de que o país se torne um regime islâmico nos moldes do iraniano.
Segundo o chanceler Kamal Kharrazi, o pedido americano foi feito por meio da Embaixada dos EUA na Suíça, que cuida dos interesses americanos no Irã desde 1979.
Al Sadr, que já recebeu a visita de outros líderes xiitas, concordou em negociar com os EUA sem impor condições.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Sitiado, radical xiita cede e aceita negociar
Próximo Texto: Anistia quer investigar mortes civis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.