São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anistia quer investigar mortes civis

DA REDAÇÃO

A Anistia Internacional pediu ontem a punição dos responsáveis pela morte de civis na cidade iraquiana de Fallujah. Uma ofensiva americana contra a cidade, ponto de resistência sunita e um dos principais focos de combate no Iraque, resultou na morte de mais de 600 iraquianos, metade deles civis, segundo a Anistia.
"Os civis continuam a pagar o pior preço. Essa tragédia deve ser estancada, e os responsáveis pelas mortes de civis devem ser responsabilizados", diz o texto da Anistia, que acusa os dois lados do conflito de desrespeito às leis humanitárias internacionais e pede uma investigação independente.
Ontem, aviões americanos atacaram alvos dos insurgentes na cidade, onde oito soldados dos EUA foram mortos em ataques e confrontos desde a noite de terça-feira e a de ontem, apesar de um cessar-fogo temporário. Na noite de ontem, o tiroteio recomeçou entre as tropas e os iraquianos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Governo do Irã envia time para mediar impasse
Próximo Texto: Direitos Humanos: Brasil não vê repressão em Cuba, diz assessor de Lula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.