São Paulo, domingo, 15 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Especialista critica dieta da população, que privilegia fritura e doce

Um quarto dos cubanos é obeso

DA FRANCE PRESSE, EM HAVANA

Os cubanos se queixam da escassez de alimentos, mas as estatísticas médicas indicam que um quarto dos 11,2 milhões de habitantes de Cuba sofre de "algum grau de obesidade".
A médica Maria Tosar Perez disse ao jornal "Juventud Rebelde" que a obesidade "já representa um problema de saúde em Cuba. Entre 20% e 30% da população apresenta algum grau de obesidade". Ou seja: cerca de 2 milhões de pessoas sofrem da doença na ilha.
Tosar dirige o Centro Dr. Ernesto Guevara de Desenvolvimento de Medicina Tradicional e Natural, instituição fundada em 1996 e que hoje atende 150 pacientes que apresentam obesidade. Desses, 30% conseguiram reduzir seu peso, e os demais "estão em processo de alcançar seu objetivo de forma gradual".
De acordo com a especialista, "o aumento da gordura corporal já constitui o problema nutricional mais presente no mundo desenvolvido e, em alguns países, chega a afetar entre 25% e 45% da população adulta".
A primeira causa da doença é um gasto energético inferior à energia ingerida. Também há uma influência genética, associada aos hábitos dietéticos e ao sedentarismo.
"Já foi estabelecido que, se pai e mãe são obesos, os riscos de que seus filhos possuam essa característica são de entre 69% e 80%", disse Tosar.
No caso de Cuba, muitos especialistas acham que a culpa é dos hábitos alimentares da população, que incluem o alto consumo de gorduras, açúcares e carboidratos.
Apesar da campanha nacional em favor do consumo de vegetais encabeçada pelo presidente Fidel Castro, os cubanos continuam a dar preferência à pizza como "comida rápida", aos alimentos fritos, ao arroz com feijão e aos doces excessivamente açucarados.

Texto Anterior: Eua: Neocons perdem espaço no governo Bush
Próximo Texto: Artigo: A nódoa da tortura persiste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.