São Paulo, Quarta-feira, 15 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as missões brasileiras


CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
da Sucursal de Brasília

Há 354 anos brasileiros vêm participando de missões de paz fora de suas fronteiras. Em 1645, pela primeira vez soldados brasileiros atuaram em missão desse tipo, em Angola, que teve seu território ocupado pela Holanda e recuperado por Portugal.
Angola foi também o mais recente destino de grandes contingentes militares brasileiros.
Entre 1995 e 1997, 1.064 soldados do Brasil ajudaram a fiscalizar o cumprimento de acordo de paz entre o governo angolano e o grupo armado de oposição, a Unita.
Os brasileiros eram 17% do total de componentes da missão da ONU, que não obteve êxito, já que a guerra civil em Angola recomeçou, com grande intensidade, a partir de dezembro último.
Em Angola, apenas um militar brasileiro morreu em ação, o cabo fuzileiro naval Aladarque Cândido dos Santos.
Na mais longa participação do Brasil em missões de paz da ONU, no Oriente Médio, entre 1956 e 1967, também só ocorreu uma morte entre os brasileiros.
No total, 6.300 homens foram do Brasil para a faixa de Gaza ajudar a manter a paz entre árabes e israelenses. Dois generais brasileiros comandaram tropas de nove outros países nesse período: Carlos Flores de Paiva, em 1964, e Sizeno Sarmento, em 1965.
A missão do Batalhão Suez acabou quando a Guerra dos Seis Dias pôs fim àquele esforço de paz da ONU no Oriente Médio.
Dois brasileiros comandaram também a Força Interamericana de Paz, criada em 1965 pela Organização dos Estados Americanos, sob inspiração dos EUA, para intervir na República Dominicana.
No total, estiveram na República Dominicana por um ano cerca de 3.000 militares brasileiros, até a realização de eleições, que resultaram na escolha do conservador Joaquin Balaguer.
Além dessas presenças de grande porte, o Brasil teve observadores militares nos seguintes países: Costa Rica, El Salvador (duas vezes), Guatemala (duas vezes), Honduras, Suriname, fronteira de Peru e Equador, Iugoslávia (duas vezes), Chipre, Moçambique (duas vezes) e Ruanda, além de Angola, onde brasileiros estiveram em 1988 e entre 1991 e 1993, além da sua mais recente missão.


Texto Anterior: Alerta: Batalhão gaúcho se prepara para atuar em missão de paz
Próximo Texto: Brasil define hoje número de soldados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.