São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton prega fim de "rancores"



France Presse
Com a família, Clinton fala com a rainha Elizabeth 2ª em Londres


DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
O presidente dos EUA, Bill Clinton, ligou na noite de anteontem para o vencedor da disputa presidencial, o republicano George W. Bush. Na conversa, que durou apenas cinco minutos, ambos se comprometeram a cooperar para a realização de uma transferência de poder tranquila. Num discurso feito ontem, Clinton pediu aos EUA que esquecessem os "rancores" da batalha jurídica pela Casa Branca.
Clinton -em visita ao Reino Unido- e o presidente eleito tiveram uma conversa "bastante afável", de acordo com um assessor de Bush. "O presidente Clinton disse que estava ansioso para trabalhar com ele (Bush)", afirmou o assessor. Ainda segundo esse auxiliar, "o governador Bush disse que estava ansioso para trabalhar com a senadora (Hillary Clinton, eleita por Nova York)".
O porta-voz da Casa Branca, Jake Siewert, declarou que a família Clinton acompanhou ao vivo o discurso de anteontem do vice Al Gore, candidato derrotado na eleição, na casa do premiê britânico, Tony Blair. O presidente teria assistido ao discurso de Bush somente com a filha, Chelsea.
Antes de viajar para Londres, Clinton fez um discurso pedindo apoio ao futuro mandatário. Disse ainda que estava "orgulhoso" de Gore e Bush e que prometera ao presidente eleito fazer todo o possível para garantir uma "transição com harmonia e êxito".
Clinton convidou Bush para uma visita à Casa Branca para dar início à transição, "provavelmente na terça", disse Siewert.


Texto Anterior: Conheça os princípios da política externa de Bush
Próximo Texto: Com Bush, FHC prevê "século das Américas"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.