São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS

Soldados não foram informados de que havia repórteres em hotel atacado na guerra, diz relatório

ONG acusa EUA por morte de jornalistas

DA REDAÇÃO

A morte de dois jornalistas num hotel de Bagdá em decorrência da explosão de um projetil lançado por soldados americanos foi conseqüência de "negligência criminosa" pela qual a administração George W. Bush é parcialmente responsável, afirmou ontem a ONG Repórteres Sem Fronteira (RSF).
Em 8 de abril, durante a Guerra do Iraque, um tanque americano disparou contra a faixada do Hotel Palestine, no centro de Bagdá, onde se hospedavam jornalistas. Taras Protsyuk, câmera da agência de notícias Reuters, e Jose Couso, seu colega de uma televisão espanhola, morreram.
Um relatório da RSF, que defende a liberdade de expressão e a integridade de jornalistas durante seu trabalho, concluiu que o incidente não foi um ataque deliberado à mídia, mas pediu que o Exército americano reabra o inquérito sobre o caso.
Em agosto passado, o Exército dos EUA concluiu que seus soldados agiram em legítima defesa, respondendo a tiros vindos do hotel. Segundo a RSF, a tragédia ocorreu porque os soldados em ação não estavam informados de que havia muitos jornalistas no hotel. O Palestine também não estava assinalado em mapas usados pelo pessoal de apoio da artilharia.
O relatório disse que a maior responsabilidade deve ficar com o quartel do General Buford Blount, comandante da 3ª Divisão de Infantaria, que poderia ter evitado as mortes dos jornalistas, e não com os militares que atiraram no hotel.
Durante a invasão do Iraque, era sabido que a maioria dos correspondentes de guerra estrangeiros estavam hospedados no Hotel Palestine.
A porta-voz da Reuters disse que as investigações da agência também identificaram uma falta de comunicação entre o comando militar e as tropas em ação.
O Comitê de Proteção aos Jornalistas também pediu esclarecimentos ao Pentágono.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Explosão mata três em ônibus universitário
Próximo Texto: No vermelho: Mundo tira nota 3 em programas sociais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.