UOL


São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

Umm Qasr será teste

Iraquianos governam cidade no sul do país

DA REDAÇÃO

Umm Qasr, a cidade de 50 mil habitantes no sul do Iraque que abriga o principal porto do país, tornou-se ontem a primeira a ser "devolvida" aos iraquianos pela coalizão anglo-americana.
Mesmo entregando a administração a um conselho civil formado por voluntários, as tropas britânicas continuarão a controlar o porto. Segundo autoridades britânicas, o conselho deve ir a voto popular em duas semanas. "Trata-se do primeiro passo para devolver o Iraque ao seu povo", disse o coronel britânico Peter Jones.
Um dia após os EUA desmentirem a política de disparar contra saqueadores sem abordá-los, um homem foi morto a tiros em Mossul por soldados americanos que alegam ter reagido a disparos de um grupo de saqueadores.
Em uma operação de busca a aliados do ex-ditador Saddam Hussein na região de Tikrit, onde ele nasceu, as forças americanas detiveram 260 pessoas, das quais 230 foram liberadas. Entre elas está o ex-diretor do Baath, o partido de Saddam, Fadil Mahmud Gharib, 47º colocado na lista de iraquianos procurados pelos EUA.
Ontem, em sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu a administração provisória do Iraque, no início desta semana, o diplomata americano Paul Bremer negou que haja anarquia no país. "Há um problema sério com a lei e a ordem, e vamos continuar a lidar com ele", declarou.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tchetchênia: Putin oferece anistia parcial a guerrilheiros
Próximo Texto: Relação abalada: França se diz vítima de campanha nos EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.