UOL


São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filha de Saddam acredita que o pai esteja vivo

DA ASSOCIATED PRESS

A filha mais velha de Saddam Hussein, ex-ditador do Iraque, disse ao jornal britânico "The Sunday Times" acreditar que o pai esteja vivo. "A última vez que falei com meu pai foi cinco dias antes da guerra", disse Raghad. "Ele estava bem."
"Sei que ele sobreviveu à guerra". Raghad, 35, foi entrevistada no sábado na capital iraquiana, por telefone, onde disse morar com seus filhos e a irmã Rana numa "casa simples".
A filha de Saddam afirmou não ter tido contato com nenhuma pessoa da família. "Acredito que eles ainda estejam vivos."
Ela negou as informações divulgadas pela mídia britânica de que ela e a irmã estariam procurando asilo no Reino Unido.
"Eu gosto da Inglaterra. Já estive lá e é bonito, calmo e muito frio. Mas politicamente é impossível", disse ela ao "Sunday Times"
Saddam tem três filhos e três filhas. Dois de seus filhos, Udai e Qusay, ocupavam cargos de importância no governo e estão desaparecidos. Raghad e Rana eram casadas com os irmãos Hussein e Saddam Kamel, ambos generais, que partiram para a Jordânia em 1995 e anunciaram planos para destituir Saddam.
Em 1996, os dois foram convencidos a voltar ao Iraque, mas acabaram sendo assassinados a mando de Saddam Hussein, que suspeitava que tivessem passado informações sobre o programa de armas do Iraque para autoridades ocidentais.



Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA lançam nova operação antiguerrilha
Próximo Texto: Terrorismo: Arábia Saudita mata suspeitos de planejar atentado iminente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.