UOL


São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRLANDA DO NORTE

Polícia encontra bomba de meia tonelada e acusa grupos republicanos

A polícia da Irlanda do Norte encontrou ontem uma bomba de cerca de meia tonelada numa van na cidade de Londonderry e acusou grupos terroristas republicanos opostos ao processo de paz de preparar um atentado.
Técnicos em explosivos do Exército britânico inicialmente estimaram que a bomba continha 270 kg de explosivos caseiros, mas depois afirmaram que a quantidade passava de 500 kg, tornando esse artefato um dos maiores jamais interceptados em três décadas de conflito.
Ele era mais de duas vezes mais poderoso do que a bomba que devastou o centro da cidade Omagh em 1998, matando 29 pessoas no mais sangrento ataque da guerra que opõe protestantes pró-Reino Unido a católicos pró-Irlanda.
O achado ocorre na véspera de um encontro do principal grupo político protestante, o Partido Unionista do Ulster, cujo líder, David Trimble, deve ter sua liderança questionada por radicais.



Texto Anterior: Panorâmica - Atentado: Foguetes atingem instalações de emissora do primeiro-ministro libanês
Próximo Texto: Canadá: Canadá vive onda de casamentos de gays
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.