UOL


São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caças F-16 são acionados após falta de energia

DA REDAÇÃO

Caças americanos F-16 decolaram para patrulhar o espaço aéreo entre Nova York e Washington logo depois do início do blecaute de anteontem na região nordeste dos EUA e na Província de Ontário, no Canadá.
A informação foi publicada ontem pelo jornal "The Washington Post".
Alguns minutos depois de iniciado o apagão, o que aconteceu exatamente às 16h11 locais (17h11 em Brasília), o Pentágono determinou a decolagem dos caças e colocou em alerta outras aeronaves militares em bases na região leste americana.
Tão rapidamente quanto ocorreu a ordem para as decolagens, porém, foi descartada a hipótese de que o blecaute tivesse relação com terrorismo.
O apagão serviu como teste para o sistema de reação a uma situação de emergência, implantado desde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.
Segundo funcionários do governo americano citados pelo jornal, que preferiram não se identificar, a coordenação anteontem entre os serviços de informação e o Pentágono foi rápida.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Apagão americano: Megablecaute persiste 30 horas depois
Próximo Texto: Bush diz que episódio é "alerta" para o país
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.