UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA dizem ter consultado Brasil sobre soldados

DE WASHINGTON

O Departamento de Estado dos EUA informou ontem que o Brasil e outros países da América Latina foram consultados sobre a possibilidade de enviar tropas ao Iraque. Mas a Presidência do Brasil e o Itamaraty negaram ter recebido qualquer pedido dos EUA nessa área. A ministra da Defesa do Chile, Michelle Bachelet, também negou a informação.
Segundo uma fonte do Departamento de Estado consultada pela Folha, os contatos com autoridades brasileiras fizeram parte de um esforço dos EUA de envolver outros países na reconstrução iraquiana.
Há um reconhecimento nos EUA de que países mais militarizados dificilmente enviarão tropas ao Iraque sem que os americanos abram mão de boa parte do poder na atual administração do país. Segundo a mesma fonte, o Departamento de Estado ainda vem fazendo um balanço sobre as respostas dadas aos contatos, que, na América Latina, incluiriam ainda o Chile e a Argentina.
Segundo o jornal "USA Today", os EUA esperam ter entre 50 mil e 60 mil soldados estrangeiros para ajudá-los no Iraque. Recentemente, admitindo dificuldades, o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, disse que os EUA agora esperam o apoio externo de um número entre "zero e 16 mil homens".


Texto Anterior: Iraque ocupado: Mundo deveria ter agido antes, diz Powell
Próximo Texto: Rússia: Explosão mata 2 na Inguchétia, república vizinha à Tchetchênia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.