UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Eleição presidencial tchetchena ocorre em 5 de outubro

Explosão mata 2 na Inguchétia, república vizinha à Tchetchênia

DA REUTERS

Um terrorista suicida explodiu um caminhão ontem, perto de um escritório das forças de segurança russas na Inguchétia, república russa vizinha à Tchetchênia, segundo autoridades locais, matando duas pessoas e dificultando ainda mais a implementação do plano de paz patrocinado pelo governo da Rússia.
O caminhão, cuja carga de explosivos estava escondida sob um monte de feno, passou sem problemas por um posto de vigilância e explodiu perto da entrada da sede da FSB (polícia secreta russa -que substituiu a KGB) em Magas, capital da Inguchétia.
"O caminhão estava cheio de feno. Ele passou pela lateral do prédio, que não estava bem guardada", afirmou Magomed Belkhoroyev, promotor público da Inguchétia, à rede de TV NTV. "Há um posto de vigilância na entrada do imóvel, mas ninguém estava nele quando o caminhão passou", acrescentou Belkhoroyev.
A república russa da Tchetchênia terá eleição presidencial em 5 de outubro. O candidato pró-Moscou é o favorito. O pleito é o principal aspecto do plano de paz do presidente russo, Vladimir Putin. Este busca dar estabilidade política à região. Moscou se recusa a falar com os separatistas, que não podem participar da eleição.
A sede do governo central da Inguchétia, que se situa em frente ao prédio da FSB, foi levemente danificada na explosão.
Segundo a imprensa russa, que citou autoridades locais, duas pessoas morreram na explosão. A rede de TV NTV disse que um homem que, antes, tinha sido dado como morto tinha, na verdade, sobrevivido. Não ficou claro se o terrorista suicida era um dos mortos anunciados pela mídia.
Testemunhas disseram que 30 pessoas tinham ficado feridas, quatro em estado grave. O chefe da FSB na Inguchétia estaria entre os feridos.


Texto Anterior: EUA dizem ter consultado Brasil sobre soldados
Próximo Texto: Pesquisa: Parcela de idosos na AL triplicará até 2050
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.