UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Jornais venezuelanos dão pouco destaque à negociação

DA REDAÇÃO

Os principais jornais venezuelanos, que apóiam a oposição, destacaram ontem em suas capas a formação do Grupo de Amigos da Venezuela, no Equador, no dia anterior, mas não dedicaram suas manchetes principais ao tema.
No jornal "El Nacional", a notícia recebeu um pequeno espaço na capa, com o título "Criado em Quito Grupo de Amigos da Venezuela". Sua manchete principal foi "Incertezas sobre o referendo radicalizará protestos de rua", em referência à possível decisão da Justiça sobre a ilegalidade do referendo sobre o mandato do presidente Hugo Chávez, pedido pela oposição.
O diário "El Universal" também publicou somente uma pequena chamada em sua capa, com o título "Grupo de Amigos nasce em Quito". A manchete foi dedicada aos problemas financeiros de municípios provocados pelo atraso no repasse de verbas pelo governo federal: "Prefeituras se declaram em emergência".
Dos principais jornais de Caracas, o único a destacar a formação do Grupo de Amigos da Venezuela com maior ênfase e a tecer comentários sobre o assunto foi o "Tal Cual", que costuma publicar textos editorializados. "A rapidez com a qual tomou forma a iniciativa dá uma noção da gravitação que está tendo a crise de nosso país em todo o continente e, inclusive, mais além, como na Europa", diz o texto do jornal publicado em sua capa.
"Se queremos um grupo capaz de atuar com força, dificilmente poderia haver um melhor que este. O fato de formarem parte dele EUA, Brasil e México, os três maiores e mais importantes países do continente, é um luxo. A objeção ao Brasil, a segunda potência americana e cuja Chancelaria é de uma seriedade e suficiência que ninguém discute, tem tão pouco sustento como uma que tivesse sido feita aos EUA, a partir também de preconceitos ideológicos", afirma
Outros jornais menores, como o "El Mundo", simplesmente ignoraram o assunto em suas capas.


Texto Anterior: Oposição e Chávez elogiam criação de grupo
Próximo Texto: Igreja: Vaticano lança instruções para ação católica na política
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.