São Paulo, terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Grupo diz ter filmado o ataque

Helicóptero americano é derrubado e 2 morrem

DA REDAÇÃO

Um helicóptero das Forças Armadas dos EUA foi abatido ontem em Bagdá, o que causou a morte de seus dois ocupantes.
De acordo com testemunhas, o helicóptero Apache foi derrubado por um míssil. "Eu vi o rasto de fumaça deixado pelo míssil", contou Rashid Khalifa, 27, que comia num local próximo. "Eu ouvi um assobio, olhei e vi o helicóptero perder o controle antes de cair", completou o iraquiano.
Militares americanos informaram que é muito cedo para determinar a causa da queda da aeronave; e os nomes dos soldados mortos não foram revelados.
Dois grupos se responsabilizaram pela derrubada do helicóptero americano. Um deles, o Exército Mujahidin, postou na internet um vídeo em que era exibido um homem com uma lançador de mísseis em seu ombro alvejando uma aeronave, que se incendiava e caía. O outro grupo que reivindicou o ataque foi a Brigada Salahudin al Ayoubi.
Nenhuma das duas reivindicações foi confirmada como legítima, e o Exército americano afirmou duvidar de que o vídeo do Exército Mujahidin retrate, de fato, o ataque de ontem, pois parece ter sido filmado em um horário diferente daquele em que o helicóptero foi atingido, pelo que indica a posição do sol no vídeo.
Os dois grupos já foram responsáveis por ataques anteriores às forças americanas no Iraque.

Eleições
A Comissão Eleitoral iraquiana informou ontem que anulou o resultado de 227 urnas das eleições parlamentares de 15 de dezembro último, mas disse que a ação teria pouco efeito no resultado final do pleito -foram depositados votos em cerca de 31 mil urnas no país no dia da eleição.
Segundo disse à agência de notícias Reuters Adel al Lamy, comissário eleitoral iraquiano, o resultado final das eleições será divulgado na sexta-feira.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Oriente Médio: Sharon ouve voz do neto e abre os olhos, diz assessor
Próximo Texto: Terrorismo: Suicidas matam pelo menos 26 no Afeganistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.