São Paulo, sábado, 17 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso impõe derrota à Casa Branca

DO "NEW YORK TIMES"

Com a ajuda de 17 votos republicanos, a bancada democrata na Câmara dos Deputados americana aprovou ontem moção que condena o envio, pelo presidente George W. Bush, de 21.500 novos combatentes ao Iraque.
O texto não obriga a Casa Branca e o Pentágono a recuarem. Mas expõe de modo bombástico as dificuldades no relacionamento entre Bush, que tem mais dois anos de mandato, e o Congresso eleito em novembro, com uma maioria de oposição nas duas Casas.
Os deputados também refletiram a impopularidade do conflito, iniciado em 2003.
A moção foi votada depois de quatro dias de intensos debates e aprovada por 246 votos a 181, resultado esperado, em razão da unidade democrata e da defecção de poucos votos da minoria republicana.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que havia chegado o momento de compensar o contingente americano no Iraque pelos sacrifícios já feitos. Mas o líder republicano, John Boehner, disse que, mesmo simbólica, a votação era "matreira".
Com a votação, Bush se vê pressionado a planejar o repatriamento de seus contingentes.


Texto Anterior: Justiça italiana vai julgar agentes da CIA
Próximo Texto: Coréia não abrirá mão da bomba, afirma ex-negociador americano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.