UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHINA

Transição de poder é completada

Congresso elege Wen Jiabao para premiê

DA REDAÇÃO

Wen Jiabao, 60, foi confirmado como o premiê da China, numa votação já esperada no Congresso. Como ficara decidido em novembro, quando o Partido Comunista Chinês decidiu a renovação de sua cúpula, Wen se torna responsável pela administração econômica do país. Ele substitui Zhu Rongji, 74, que se aposenta.
O Congresso Nacional do Povo, que tem assento em Pequim, é um Parlamento quase que absolutamente cerimonial. A aprovação da candidatura única de Wen Jiabao se deu por 2.906 votos a favor, 16 abstenções e 3 contra.
Formado em geologia, Wen entrou para o Partido Comunista em 1965, onde fez uma carreira marcada pela fama de ser discreto. Essa fama o diferencia de Zhu, conhecido pela franqueza nas declarações abertas.
Além de discreto, ele se destaca como um sobrevivente: era chefe de gabinete de Zhao Ziyang em 1989, quando o então líder do PC da China demonstrou simpatia pelos estudantes pró-democracia que protestavam na praça Tiananmen (Paz Celestial). Quando os protestos foram reprimidos -e Zhao defenestrado-, Wen continuou sua carreira.
A maior tarefa do novo premiê será manter a economia do país crescendo e implementar as mudanças requeridas pela Organização Mundial do Comércio ao aceitar a candidatura chinesa para fazer parte do órgão.

Transição pacífica
No sábado, o líder do partido, Hu Jintao, 60, foi eleito presidente, substituindo Jiang Zemin e confirmando a transição pacífica ao poder da quarta geração a governar o país desde a Revolução Chinesa, de 1949.
Jiang continuará detentor de um considerável poder.
Ele fica como presidente da comissão militar do governo, um cargo que o coloca à frente das Forças Armadas de cerca 2,5 milhões de efetivos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra ao terror: Al Qaeda intensifica recrutamento de jovens
Próximo Texto: Israel: Trator de Israel atropela americana
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.