São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLEBISCITO

Ucrânia vota para dar poder a presidente

das agências internacionais

A população da Ucrânia, ex-república soviética, votou ontem num plebiscito para aumentar os poderes do presidente Leonid Kuchma e diminuir a força do Parlamento. Analistas previam, no final da tarde de ontem, que o presidente deve conquistar os votos de que precisa para expandir seus poderes.
O referendo, proposto por Kuchma, provocou críticas da oposição (de esquerda) e de entidades internacionais, como o Conselho da Europa. Mas o presidente insistiu em sua necessidade para poder promover as reformas que, segundo ele, os parlamentares estão bloqueando.
O plebiscito foi sobre a formação de um Congresso com duas câmaras, que garantiria a representação regional, o fim da imunidade parlamentar para deputados sob investigação, a redução do número de deputados e a possibilidade de dissolução da Casa pelo presidente.


Texto Anterior: Diplomacia: Putin faz primeira visita ao Ocidente
Próximo Texto: Caravana: Deputado dos EUA faz visita ao Iraque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.