São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARAVANA
Viagem é humanitária, diz
Deputado dos EUA faz visita ao Iraque

das agências internacionais

O deputado norte-americano Tony Hall deixou ontem Amã, a capital jordaniana, com destino a Bagdá, à frente de uma "caravana humanitária" com alimentos e medicamentos a serem doados ao Iraque, país submetido desde 1991 a um embargo internacional.
O congressista, do Partido Democrático de Ohio, disse que sua viagem "não tem um significado político". Disse que "há muita gente sofrendo naquele país, e quero descobrir a razão disso".
O embargo foi decretado ao fim da Guerra do Golfo, desencadeada para forçar o regime de Saddam Hussein a desocupar o Kuait. Desde então, a ONU pressiona o Iraque a destruir arsenais de armas químicas ou bacteriológicas, que o país nega possuir.
Hall tem em seu currículo outras intervenções de caráter humanitário, como a que fez ao Sudão, atingido pela seca.
Ele disse na Jordânia, antes de iniciar sua viagem, que não faria com as autoridades iraquianas nenhuma referência, positiva ou negativa, à política favorável ao embargo dos Estados Unidos.


Texto Anterior: Plebiscito: Ucrânia vota para dar poder a presidente
Próximo Texto: Itália: Resultado inicial favorece esquerda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.