São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Medida renova sistema de sanções da ONU

Iraque aprova "com relutância" resolução do Conselho de Segurança

DA REDAÇÃO

O Iraque aceitou ontem uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que determina mudanças no sistema de sanções da organização, mas criticou as novas medidas, dizendo que demonstravam a "tendência americana de prejudicar o Iraque".
O ministro da Informação iraquiano, Mohammed Saeed al Sahaf, afirmou que "o Iraque aceitará relutantemente a resolução 1.409, que diz respeito à renovação do acordo petróleo-por-alimentos, por mais seis meses".
Mas, em outra declaração, o governo iraquiano descreveu a renovação das sanções -impostas em 1990- como um exemplo de manipulação do Conselho de Segurança pelos EUA.
"Mais uma vez, o Conselho de Segurança expõe sua fraqueza e incapacidade de enfrentar a tendência americana de prejudicar o Iraque", disse uma declaração emitida após uma reunião do Conselho do Comando Revolucionário e do Comando Regional do Partido Baath, no governo.
Bagdá ainda não concordou com a principal exigência da ONU: permitir a volta de inspetores de armas ao país.
Anteontem, o Conselho de Segurança aprovou a renovação das sanções, concluindo esforços britânicos e americanos no último ano para fornecer mais ajuda humanitária e, ao mesmo tempo, endurecer o embargo militar ao Iraque. Agora, a maioria dos produtos civis pode entrar no país, mas uma lista de 332 páginas determina itens com potencial para uso militar que só poderão entrar sob aprovação da ONU.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Paquistão pode ter achado corpo do repórter Pearl
Próximo Texto: Igreja: Papa terá "coragem" de renunciar caso sua saúde piore, diz cardeal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.