São Paulo, domingo, 17 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

União Européia se diz preocupada com Tchetchênia

DA REUTERS

Líderes da União Européia (UE) manifestaram preocupação ontem em relação à situação na Tchetchênia em documento redigido em encontro do bloco em Gotemburgo (Suécia).
"É preciso uma solução política urgente para o conflito [da Tchetchênia". Violações aos direitos humanos precisam ser investigadas", diz o documento, segundo o qual a Rússia havia prometido cooperar com a União Européia para prestar ajuda humanitária para a região separatista.
A Tchetchênia, de maioria muçulmana, é formalmente território russo, embora em 1996 tivesse conquistado autonomia após a retirada russa. Em setembro de 1999, o então primeiro-ministro e atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nova ofensiva militar contra a Tchetchênia.
O documento também afirma que a UE continuará a monitorar a liberdade de imprensa da Rússia.
"Liberdade de expressão e pluralismo na mídia são princípios democráticos essenciais para uma parceria genuína entre a União Européia e a Rússia."
O encontro da UE em Gotemburgo também pediu uma cooperação mais forte com a Ucrânia para que ela se estabilize política e economicamente.





Texto Anterior: Europa: Bush e Putin anunciam "diálogo contínuo"
Próximo Texto: Eleições: Voto de protesto pode colocar ex-rei búlgaro no cargo de premiê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.