São Paulo, Sábado, 17 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rugova não vai a reunião

das agências internacionais


O primeiro encontro do Conselho de Reconstrução de Kosovo, órgão administrativo estabelecido pela ONU e pela Otan para a Província, foi boicotado pelo líder moderado kosovar albanês Ibrahim Rugova. Ele afirma que não há representação suficiente para sua facção no conselho.
Bernard Kouchner, ex-ministro da Saúde da França e administrador da ONU para Kosovo, lamentou a ausência, mas disse que o primeiro encontro do conselho foi um sucesso. O órgão prioriza o restabelecimento de uma polícia e de uma administração civil própria na Província.
Rugova pregava a resistência pacífica à repressão da polícia sérvia ao separatismo kosovar. Hoje, ele luta para não ser marginalizado pelas guerrilhas, cujo levante contra a repressão policial precipitou a intervenção da Otan.
Os kosovares de origem albanesa foram representados pelo líder da guerrilha Exército de Libertação de Kosovo, Hachim Taci, e por outras facções organizadas.
Compareceram ainda ao conselho representantes das minorias sérvia, turca e eslava muçulmana.


Texto Anterior: Kosovo: ONU vê perseguição contra sérvios
Próximo Texto: Crise no Irã: Aiatolá pede que facções respeitem "limites" para evitar distúrbios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.