São Paulo, quarta-feira, 17 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder taleban é alvo prioritário

DO ""THE NEW YORK TIMES"

Desde o primeiro dia da campanha aérea, o Pentágono vem tentando atacar o mulá Muhammad Omar, o líder supremo do Taleban, de acordo com funcionários do governo dos Estados Unidos.
As Forças Armadas norte-americana acreditavam ter localizado o mulá Omar na primeira noite da guerra, e comandantes tentaram obter aprovação da Casa Branca para atacá-lo, disse um funcionário de primeiro escalão, mas o mulá escapou.
Diversos dias mais tarde, os EUA bombardearam a residência oficial dele, em um bombardeio que, segundo o Taleban, não o atingiu por questão de minutos.
Perguntado sobre as informações de que os Estados Unidos estariam tentando bombardear Omar, o secretário da Defesa Donald Rumsfeld indicou ontem que a liderança do Taleban, bem como Osama bin Laden, era um alvo legítimo.
""Certamente está no poder do presidente determinar que, em autodefesa, levemos essa batalha aos terroristas, e isso quer dizer a liderança e as capacidades de comando e controle das redes terroristas", declarou Rumsfeld.
Uma ordem presidencial de 1976 proíbe assassinatos políticos. O presidente pode suspender sua validade, como foi feito no caso de Osama bin Laden. Quanto ao mulá, o governo Bush invocou um antigo princípio militar para contornar essas restrições. O princípio estipula que o comandante de um Exército inimigo é um alvo lícito e que ataques contra ele não representam tentativas de assassinato, mas ataques ao sistema de comando e controle das forças inimigas.
Antes mesmo que dos ataques, George W. Bush deixou claro que o mulá era um alvo potencial.
No Paquistão, o presidente Pervez Musharraf e alguns membros de seu comando militar receberiam favoravelmente a remoção do chefe do Taleban.
""Basta apanhar o mulá Omar", disse o general Musharraf, ""e Osama não poderá mais operar."


Tradução de Paulo Migliaccio



Texto Anterior: EUA mudam tática em nova fase da ofensiva
Próximo Texto: Uso de modelo indica fé no controle aéreo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.