UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPOSIÇÃO

Lula é o único que pode salvar país, dizem deputados

GUSTAVO CHACRA
DA REDAÇÃO

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é a única pessoa capaz de negociar o fim da crise na Bolívia. A avaliação foi feita por dois deputados opositores bolivianos ouvidos pela Folha.
Para Manuel Morales, do MAS (Movimento ao Socialismo), o partido do líder cocaleiro Evo Morales, Lula tem "a função de mostrar ao mundo o que está ocorrendo na Bolívia".
Andrés Guzmán, que é do MIR (Movimento da Esquerda Revolucionária), do ex-presidente Jaime Paz Zamora, disse que "Lula é respeitado pela classe dirigente e pelos camponeses e opositores". "Todos eles querem ser como Lula. Evo Morales se espelha em Lula. Os camponeses enxergam no presidente brasileiro uma pessoa que veio de baixo, como eles, e, por isso, têm confiança nele".
Sobre a possibilidade de Sánchez de Lozada permanecer no poder, Morales afirmou que a posição de seu partido é irrevogável. "Ele precisa renunciar", disse.
O deputado acrescentou que o MAS considera o vice-presidente do país, Carlos Mesa, aceitável. "Mas se ele não cumprir os desejos do povo boliviano, deverá convocar eleições", afirmou.
Já Guzmán disse que o seu partido, que faz parte da coalizão de governo, deveria romper com o presidente boliviano, Gonzalo Sánchez de Lozada, forçando-o a renunciar ao seu cargo.

Texto Anterior: Governo: Para chanceler, Lula é o melhor mediador
Próximo Texto: Brasileiros são agrupados em hotel para esperar por resgate
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.