UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros são agrupados em hotel para esperar por resgate

DA REDAÇÃO

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Os 53 brasileiros que estão presos na Bolívia foram concentrados no hotel Espanha, em La Paz, por meio de uma operação do Exército boliviano, para, depois, serem trazidos de volta ao país pela FAB (Força Aérea Brasileira).
"Foi uma ação rápida e competente", contou o representante comercial Marcos Salvucci, 39, que chegou a La Paz na sexta numa excursão de 13 brasileiros e estava desde então no hotel Presidente, próximo ao Palácio do Governo.
Segundo Salvucci, todos estavam preparados para ir embora ainda durante à noite. "Estamos na expectativa de que seja hoje [ontem]", disse. "O embaixador [na Bolívia, Antonino Mena Gonçalves] nos falou que só vai ocorrer quando houver segurança."
O principal problema é o trajeto entre La Paz e o aeroporto, que fica em El Alto, onde só no domingo 26 pessoas morreram em confrontos. A única ligação, uma estrada de 12 km, foi bloqueada.
Um avião Hércules C-130 da FAB foi preparado ontem para o resgate dos 53 brasileiros. Até o início da noite, a aeronave estava na Base Aérea de Campo Grande (MS) aguardando autorização do governo boliviano para a missão.
Em Corumbá (418 km de Campo Grande), na divisa com a Bolívia, dois helicópteros Super Puma também aguardavam o início da missão desde as 13h30 de ontem.
Os helicópteros poderiam ser usados para levar os brasileiros do hotel ao aeroporto, segundo Salvucci. O Ministério da Defesa não quis dar detalhes da operação, por se tratar de "missão sigilosa".
A FAB planeja o resgate em conjunto com militares bolivianos. O Hércules pode transportar até 80 passageiros e tem uma autonomia de vôo de 12 horas.(JOÃO CARLOS BOTELHO E HUDSON CORRÊA)


Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Lula é o único que pode salvar país, dizem deputados
Próximo Texto: Vizinho em crise: Pesquisador diz que EUA, governo boliviano e oposição dividem culpa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.