São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O IMPÉRIO VOTA

"Democratas não conseguem falar com os eleitores"

Colunista Thomas Frank diz que eleitores pendem para republicanos, porque eles expressam "raiva" do público

Progressista afirma estar desapontado com Obama, que não teria investido o esperado em mudanças políticas

EM CAMBRIDGE (EUA)

Thomas Frank, que lançou em plena reeleição de George W. Bush (2001-2009) um dos livros que mais bem explicam a polarização política nos EUA, se diz frustrado com o atual governo. Para o colunista político progressista, o presidente Barack Obama gastou capital demais com a reforma da saúde e perdeu o momento para implementar mudanças na política do país. Leia a seguir trechos de sua entrevista por telefone à Folha. (LUCIANA COELHO)

 

Folha - Os temas culturais estão em segundo plano nesta eleição. Por quê?
Thomas Frank -
Há muita confusão nesta eleição. São temas que saíram do horizonte. Você até ouve de vez em quando, mas não como era antes.

Por quê? É a crise?
Sim, olha o que houve sob a Grande Depressão [nos anos 30]. Os anos 20 foram o período das grandes guerras culturais. Mas assim que a depressão começou, as pessoas enjoaram de falar nisso.

O sr. vê algum traço de guerra de classes aqui?
Claro. A palavra favorita dessa gente é "elite". E ficam denunciando banqueiros, mas, ao mesmo tempo, querem menos regulamentação... É os EUA, está tudo de cabeça para baixo aqui.

Com a eleição de Obama, os democratas conseguiram voltar um pouco mais a suas bases, como a classe média baixa. Essa base se dissolveu, foi para os republicanos ou desistiu?
Acho que um pouco de tudo. Há gente como eu, que está muito desapontada com Obama, que não acha que ele fez um bom trabalho. Por outro lado, acabei de ver uma notícia com uma pesquisa que mostra que os trabalhadores de classe média baixa brancos estão pendendo para o Partido Republicano.
Há uma boa razão para isso: o Partido Republicano é quem está lá dizendo essas coisas, tentando expressar a raiva do público. A política americana é sempre sobre populismo, e os democratas continuam sem conseguir falar com o eleitor.

Qual o motivo disso?
Acho que muito se deve ao fato de os democratas terem se convencido de que não é um problema, e estarem apenas surfando na onda da inevitabilidade histórica.
Por causa da mudança de geração, eles acham que não precisam fazer nada.
E, em segundo, eles não precisam falar com a classe trabalhadora, porque não é mais isso que eles são, eles se veem como profissionais de classe média alta. E não conseguem entender por que as pessoas estão preocupadas com desemprego.


Texto Anterior: Crise econômica ofusca debate cultural nos EUA
Próximo Texto: Geração atual enfraquece guerras culturais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.