UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Atentado mata uma pessoa

Serviço secreto prende liderança das Farc

DA REDAÇÃO

Em um duro golpe contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o serviço de inteligência capturou anteontem Wilmer Marín, o Hugo, chefe de uma frente da guerrilha terrorista de esquerda. Essa prisão foi considerada a principal vitória de Álvaro Uribe contra a guerrilha desde que ele assumiu a Presidência, em agosto do ano passado.
Hugo é acusado de ser o mentor de um atentado terrorista em fevereiro deste ano, que deixou 36 mortos num clube noturno de Bogotá. As Farc negam a ação. Ele também estaria por trás do assassinato do empresário japonês Chikao Muramatsu, sequestrado pelas Farc em 2001.
O líder guerrilheiro foi preso por agentes do Departamento Administrativo de Segurança (DAS), o serviço secreto colombiano, durante uma inspeção policial em Soacha, na periferia de Bogotá. A operação de rastreio durou oito meses, segundo o diretor do DAS, Jorge Noguera.
Hugo mudou sua aparência física depois que fugiu da prisão, em 2000. Ele ficou preso por um mês.

Atentado terrorista
Explosões de bombas em três supermercados de Barranquilla (980 km ao norte de Bogotá) mataram ao menos uma pessoa e deixaram outras 15 feridas ontem, segundo a Defesa Civil.
Os três supermercados atingidos estão localizados em diferentes regiões de Barranquilla, a quarta maior cidade colombiana.


Com agências internacionais


Texto Anterior: América Latina: Promotoria suíça bloqueia contas e bens de ex-presidente paraguaio
Próximo Texto: Argentina: Funcionário nega suborno de senadores
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.