São Paulo, quinta, 17 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTRA O LÍDER IRAQUIANO
Oposição repudia ataque

OTÁVIO DIAS

da Reportagem Local

O Congresso Nacional Ira quiano (CNI), principal orga nização de oposição ao presi dente Saddam Hussein, repu dia um ataque ao Iraque e quer a implementação de um plano estratégico para depor, a médio prazo, o líder iraquiano.
"Um ataque sem uma estraté gia política clara que conduza ao fim do regime é contrapro ducente", disse à Folha o por ta-voz do CNI, Nabeel Nusaui, por telefone, de Londres.
Nos últimos meses, o CNI vem tentando obter apoio dos EUA para seu plano de derru bar Saddam.
O primeiro passo seria os EUA (e aliados) proibirem a entrada de tropas e material bé lico do Iraque na zona de exclu são aérea criada no sudoeste do país durante a Guerra do Golfo.
A região seria definida como um "refúgio seguro", onde os grupos de oposição iraquianos, reunidos no CNI, formariam um governo provisório e ini ciariam os preparativos para derrubar Saddam.
Também no norte do país, numa área de maioria curda, seria criado um "refúgio segu ro". "Há territórios no Iraque que não estão sob controle de Saddam, mas de grupos ligados ao CNI. Se os EUA tornassem essas áreas mais seguras, pode ríamos treinar lá", diz Nusaui.
O CNI também espera apoio de parte do Exército iraquiano, no caso de haver mais prote ção. "O desejo de deserção é grande. Mas os militares não têm um lugar seguro para ir."
Além de proteção, o CNI quer que os EUA forneçam arma mentos e treinamento. O grupo pede também a sus pensão do embargo econômico nas "áreas liberadas" e o des congelamento de recursos ira quianos no exterior.
Embora existam muitas dúvi das sobre a viabilidade do pla no -e sobre a capacidade de li derança do CNI (fundado em 1992)-, a proposta vem sendo discutida nos Estados Unidos.
Em 5 de outubro último, o Se nado aprovou o Ato de Liberta ção do Iraque, que destinou US$ 97 milhões para ajudar a oposição.
O presidente Bill Clinton san cionou o ato, mas ainda não de finiu com utilizar os recursos (e quem serão os beneficiários).




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.