São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Israel fecha as fronteiras de Gaza e mantém ofensivas

DA REDAÇÃO

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, ordenou ontem o fechamento de todas as passagens de fronteira com a faixa de Gaza e anunciou que a ofensiva militar na área controlada pelo grupo extremista islâmico Hamas seguirá até que cesse o lançamento de foguetes Qassam contra território israelense.
A iniciativa ameaça as atuais conversações de paz mediadas pela Casa Branca entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP), formalmente retomadas na Conferência de Annapolis (EUA), em novembro, após sete anos de impasse.
No terceiro dia seguido da ofensiva contra Gaza, um bombardeio israelense deixou pelo menos cinco palestinos mortos -dois deles eram civis, uma mãe e seu bebê. Barak disse ter instruído o Exército a preparar uma operação em larga escala contra o território controlado pelo Hamas, de onde foram lançados cerca de cem mísseis contra Israel.
Na terça-feira, um ataque de blindados israelenses contra a faixa de Gaza matou 19 pessoas. Segundo o principal negociador palestino, Saeb Erekat, as conversas sobre um acordo de paz com Israel se tornam "inviáveis" enquanto durarem as incursões israelenses em Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, chamou de "guerra" os atuais confrontos no território e se declarou confiante em que a "pressão militar exercida por Israel" levará ao fim dos disparos de foguete. O governo americano apoiou o "direito de legítima defesa" de Israel, mas ressaltou que o país deve "se esforçar ao máximo" para evitar danos a civis.
Os confrontos em Gaza começaram uma semana após o presidente George W. Bush visitar a região prometendo um acordo de paz para antes do fim de seu mandato.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bolívia: Morales lança benefício que complica embate com oposição
Próximo Texto: Quênia: Polícia reprime com tiros manifestantes antigoverno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.