UOL


São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inspetores da ONU começam a usar aviões U2

DA REDAÇÃO

Os inspetores de armas da ONU utilizaram ontem pela primeira vez um avião espião U2 no Iraque, anunciou Bagdá. Segundo a Chancelaria iraquiana, a aeronave sobrevoou diversas regiões por quatro horas e 20 minutos.
As equipes da ONU visitaram também seis locais para inspecionar mísseis. O chefe dos inspetores de armas, o sueco Hans Blix, afirmou ao Conselho de Segurança (CS) que o Iraque tem mísseis Al Samoud cujo alcance supera o limite de 150 km determinado por resoluções do CS.
Washington exige a destruição desses mísseis. Os inspetores, porém, apenas colocam etiquetas de identificação no equipamento encontrado para monitorá-lo.
Membros da Agência Internacional de Energia Atômica entrevistaram um engenheiro iraquiano supostamente envolvido na fabricação de tubos de alumínio usados no enriquecimento de urânio para bombas.
Os EUA estudam apresentar nesta semana ao CS nova resolução que poderia fixar prazo para que Bagdá se desarme ou enfrente uma ação militar. Têm apoio britânico, mas precisam convencer França, China e Rússia a não vetar a nova proposta. Paris, Pequim e Moscou pedem mais tempo aos inspetores.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque na mira: Europa divulga posição comum ambígua
Próximo Texto: Popularidade de Blair despenca para 35%
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.